segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Flu e Vasco não saem do buraco nem com bom aproveitamento

  • Desde que Dorival e Adilson assumiram os times, percentual de pontos conquistados só é inferior ao do Cruzeiro
  • Vasco conquistou 11 dos 18 pontos enquanto o Flu faturou sete dos 12 disputados
  • Chances de rebaixamento dos dois times na última rodada é superior a 80%
TÓPICOS DA MATÉRIA:
 
O GLOBO (EMAIL · FACEBOOK · TWITTER)
Publicado: 
 
Atualizado: 

Torcedores do Fluminense preocupados no Maracanã. Após os resultados da rodada, o time tricolor entrou na zona de rebaixamento
Foto: Guito Moreto / O Globo
Torcedores do Fluminense preocupados no Maracanã. Após os resultados da rodada, o time tricolor entrou na zona de rebaixamento Guito Moreto / O Globo
RIO - Adilson Batista e Dorival Júnior sabiam que tinham uma missão espinhosa ao assumirem, respectivamente, Vasco e Fluminense na reta final do Campeonato Brasileiro. O que talvez eles não soubessem é que, mesmo com um bom trabalho e aproveitamento de pontos tão bom como o que ostentam nos clubes, eles chegassem na última rodada com seus times na zona de rebaixamento e correndo sério risco de caírem para a segunda divisão.
Desde que assumiram os clubes, o aproveitamento de pontos de Vasco e Fluminense sob o comando dos novos técnicos só é inferior ao do campeão Cruzeiro. Adilson conquistou 11 dos 18 pontos disputados (61,1%). Em seis jogos, o time venceu três, empatou dois e perdeu um. Já Dorival, chegou duas rodadas depois e faturou sete dos 12 pontos disputados (58,3%). Foram duas vitórias, um empate e uma derrota em quatro partidas.
Se tivessem mantido estas estatísticas durante todo o campeonato, tanto Vasco quanto Fluminense estariam hoje brigando por uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Mas como pagam pela péssima campanha que fizeram durante todo o restante do Brasileiro (o aproveitamento geral dos dois é de 39,6% e 38,7%), os rivais cariocas chegam a última rodada juntos na zona de rebaixamento e sabendo que pelo menos um deles terá que disputar a Série B em 2014.
Campeão por antecipação há três rodadas, o Cruzeiro tem 67% de aproveitamento no Brasileiro. Conquistou 75 dos 111 pontos disputados. Vice-líder com 64 pontos, o Grêmio tem 57% de aproveitamento.
Hoje as chances de rebaixamento do Vasco são de 83%, segundo o site Infobola do matemático Tristão Garcia. Já o time tricolor tem 85% de possibilidade de cair. Seus adversários para tentarem escapar são o Coritiba (30%), Criciúma (1%) e Internacional (1%).
A situação mais dramática é a do Fluminense. Na última rodada, o time tricolor precisa vencer o Bahia em Salvador e torcer para que Vasco e Coritiba empatem ou percam os seus jogos. Qualquer outro resultado diferente disso, o Flu cairá para a Série B.
Já o Vasco precisa vencer o Atlético-PR no Paraná e torcer para que Coritiba, Criciúma ou Internacional tropecem na rodada. Os dois primeiros jogam fora de casa contra São Paulo e Botafogo. O Inter recebe a já rebaixada Ponte Preta.
Se for rebaixado, o Fluminense voltará a disputar uma divisão inferior desde que foi campeão da Série C em 1999. No ano seguinte, foi criada a Copa João Havelange e o time tricolor acabou disputando o módulo principal do torneio que contou com mais de 100 clubes. O Flu também jogou a Série B em 1998.
Já o Vasco só foi rebaixado uma vez, em 2008. No ano seguinte, o time foi campeão e voltou para a elite do futebol nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário