quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

SAÚDE

Cidades mineiras podem ganhar curso de medicina 

Sete Lagoas, Muriaé, Passos e Poços de Caldas foram selecionadas; ação integra programa Mais Médicos

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
E-C
Programa Mais Médicos vai levar curso de medicina para cidades
PUBLICADO EM 05/12/13 - 04h00
Quatro cidades mineiras podem ganhar cursos de graduação em medicina. Sete Lagoas, na região Central do Estado, Muriaé, na Zona da Mata, Passos e Poços de Caldas, no Sul, foram selecionadas na primeira chamada pública de pré-seleção de municípios feita pelo Ministério da Educação (MEC). Além dos quatro municípios mineiros, outras 38 cidades, de 12 Estados, também participam da seleção. O decisão preliminar foi anunciada anteontem, e o resultado final da seleção será divulgado no próximo dia 20.

O ministério informou que a iniciativa faz parte de um esforço do governo federal, no âmbito do programa Mais Médicos, para aumentar o número de vagas de graduação nessa área. Cerca de 3.000 novos lugares devem ser criados em faculdades particulares.
Os municípios pré-selecionados vão receber a visita de uma comissão de especialistas para verificar a estrutura de equipamentos públicos e os programas existentes em cada região.
Os gestores públicos das cidades que participaram da seleção mas não foram escolhidas podem apresentar recurso até a próxima segunda-feira.
Concorrência. O edital de concorrência foi anunciado em outubro deste ano e descreveu três etapas eliminatórias para a pré-seleção das cidades. O primeiro passo foi analisar a relevância e a necessidade social do local para a oferta de vagas no curso de medicina. Para serem selecionadas na primeira etapa, as cidades deveriam ter mais de 70 mil habitantes, não serem capitais e não contarem com graduação de medicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário