sábado, 26 de abril de 2014

Após quatro meses de espera, jovem inicia radioterapia

Yuri Guarilha, de 25 anos, pediu socorro pelas redes sociais: quatro meses de espera para começar a radioterapia
Yuri Guarilha, de 25 anos, pediu socorro pelas redes sociais: quatro meses de espera para começar a radioterapia Foto: Reprodução internet
Flávia Junqueira
Tamanho do textoA A A
Após quatro meses de espera, Yuri Guarilha, de 25 anos, começou nesta quinta-feira o tratamento de radioterapia de que precisa para vencer o câncer.
O jovem, que tem linfoma de Hodgkin e já passou por 12 sessões de quimioterapia no Hospital do Andaraí, foi encaminhado em janeiro pelo Sistema de Regulação Municipal (Sisreg) para a Clínica Osolando Machado, conveniada ao SUS, para as 20 sessões de radioterapia.
O drama de Yuri foi revelado na semana passada pelo EXTRA. Um dia após a reportagem ser publicada, a clínica, que está com uma máquina quebrada, agendou a ida do paciente à sua filial.
— Agora só faltam 19! Estou muito feliz, mas não quero que esse assunto seja esquecido porque muitas pessoas ainda estão na fila de espera (por radioterapia). Muitos não conseguem nem um diagnóstico — diz Yuri.
Yuri tem linfoma de Hodgkin
Yuri tem linfoma de Hodgkin Foto: Roberto Moreyra / EXTRA
Após ouvir várias negativas de atendentes da Osolando Machado, que diziam para ele ter paciência e esperar, Yuri decidiu pedir socorro pelas redes sociais, onde publicou uma foto com o cartaz: “Eu tenho câncer e estou há 4 meses esperando a radioterapia”.
O último boletim divulgado pelo projeto Mama Alerta, da Associação Brasileira de Apoio aos Pacientes de Câncer, revela que a espera para iniciar a radioterapia no Rio pode chegar a nove meses.
A máscara feita sob medida para as sessões de radioterapia está pronta desde janeiro
A máscara feita sob medida para as sessões de radioterapia está pronta desde janeiro Foto: Reprodução internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário