domingo, 31 de agosto de 2014


OLHAR CRÔNICO ESPORTIVO

 VEJA TODOS OS POSTS
por Emerson Gonçalves


Hesitei um pouco, pensei um pouco mais que o usual antes de escrever esse texto. Pensando em comodidade, o ideal seria nem escrevê-lo, habituado que estou aos comportamentos internéticos, sobretudo em questões polêmicas. Felizmente, porém, a consciência tem razões que o conforto e o comodismo desconhecem e eu acredito que ou se escreve de acordo com os ditames de nossa consciência ou não se escreve.

Racismo é um crime abjeto. É a negação do que nos faz humanos. Nem por isso, todavia, é correto perseguir alguém flagrado em tal crime da forma como vem ocorrendo com a torcedora do Grêmio, que foi flagrada pelas câmeras xingando o goleiro Aranha. Não se combate o crime com outros crimes, não se busca a justiça com a injustiça.

Pessoalmente, ao contrário da legislação, sempre leniente, não diferencio ofensa racial da prática do racismo. É tudo crime e esse posicionamento tem sido firmemente demonstrado nesse OCE.
Portanto, na minha visão, o cidadão Mario Lucio Duarte Costa, o Aranha, goleiro do Santos FC, foi vítima de um crime muito grave ao ser grosseira e desgraçadamente xingado no estádio do Grêmio. Com ele, foram vítimas também seus filhos, sua família e imensa porção do povo brasileiro.
Crimes, por serem crimes (essa redundância é proposital), têm que ser punidos. Com maior severidade quanto maior e melhor for a condição social, educacional e econômica do réu. Sempre e tudo de acordo com a lei.
A punição, porém, é alçada exclusiva da justiça e de seu aparato legal. Que garantem o direito de defesa e um julgamento justo de acordo com as leis.
Punir, fazer justiça, não é direito do cidadão comum. Nesse sentido, acredito que uma das pessoas que praticaram esse crime, uma mulher jovem que já foi identificada, não deve ser vitimada pelas redes sociais. Punir um crime com outro não é fazer justiça e está distante do que seja civilização.
Abstenho-me de citar seu nome e mostrar sua foto ou o vídeo em que é flagrada xingando o goleiro Aranha. Já foi exposta em demasia, até mesmo por boa parte dos veículos de comunicação, e esse excesso para pouco de útil serviu. Daqui por diante, as providências cabíveis nesse caso estão por conta do aparato legal do Estado – a polícia e a justiça, investidas do devido poder para isso pela própria sociedade.
O Grêmio já fez o que era possível e dentro de suas possibilidades. Expulsou, incontinenti, as pessoas envolvidas e já identificadas que eram sócias do clube. Independentemente disso, o clube está sujeito a fortes penalidades por meio do STJD.
Há quem ache que em casos desse tipo e outros o clube não deve ser punido e que isso deve limitar-se aos envolvidos. A punição ao clube, porém, tem um forte caráter didático. Espera-se que em casos de transgressão da lei nos estádios, as pessoas presentes e que estão acompanhando os fatos se manifestem, chamando as autoridades policiais ou do clube e identificando os autores. Isso não aconteceu no jogo do Grêmio contra o Santos. Na medida em que os torcedores verdadeiros tiverem plena consciência dos riscos a que seus clubes estarão sujeitos, acabarão por intervir, evitando ou diminuindo o agravamento de fatos como esse. Por sinal, esse aprendizado já aconteceu em relação ao lançamento de objetos no gramado e a pronta ação de torcedores verdadeiros, aqueles que se preocupam com seus clubes, evitou que muitos clubes fossem punidos ou punidos com maior severidade.

A internet e as redes sociais são conquistas da humanidade e são ferramentas preciosas para aumentar nosso conhecimento, estreitar relações, manter e fazer amizades e, também, claro, opinar sobre tudo e qualquer coisa.
São ótimas, também, para pedir, exigir justiça, para que criminosos sejam devidamente punidos.
Justamente pelo alcance e penetração dessas ferramentas hoje, é preciso cuidado no seu emprego. Há limites que devem ser respeitados e a verdadeira caçada de que a autora dos xingamentos tem sido alvo em pouco ou nada ajuda a que a justiça seja feita.

Enquanto escrevia esse texto e logo depois ficava sem internet devido a um problema na torre de rádio que nos envia o sinal, a casa da torcedora gremista que teve sua imagem flagrada xingando Aranha foi apedrejada, conforme noticia o portal GloboEsporte (aqui). Aparentemente, estava vazia, mas se os moradores lá estivessem e tentassem reagir, o que poderia ter acontecido? E se aparecesse a própria personagem, alvo da ira extremada dos apedrejadores?
Não é por aí.
Fazer justiça com as próprias mãos não é e nunca foi o caminho.

 - Atualizado em 

Silvana Lima vence WQS na Espanha e garante volta à elite do surfe em 2015

Brasileira bate australiana australiana Bronte Macaulay na última onda na Galícia

Por Valdoviño, Espanha
O Brasil voltará a ter uma representante feminina na elite do surfe em 2015. Neste sábado, Silvana Lima faturou o título do WQS seis estrelas da Galícia, em Valdoviño, na Espanha, e garantiu seu retorno ao WCT de forma antecipada –torneios no Brasil e no Chile completam o calendário. A conquista na Playa de Pantin foi a segunda da brasileira na temporada e veio na última onda da bateria final contra a australiana Bronte Macaulay, de apenas 20 anos. 
- Eu estou muito feliz por ganhar esse evento aqui de uma forma tão incrível. A Bronte (Macaulay) surfou muito bem o evento todo, e sei o quanto ela queria vencer essa final. Mas Deus me deu essa onda nos últimos segundos e sou muito grata por isso. Honestamente, eu não achava que poderia obter a pontuação, mas quando vi aquela onda eu sabia que tinha uma boa oportunidade para isso. Estou feliz por ter conseguido a virada.
Silvana Lima comemoração surfe Classic Galicia Pro na Espanha (Foto: Lodin Aquashot / ASP)Silvana Limaé erguida nos ombros durante comemoração por vitória no WQS na Galícia (Foto: Lodin Aquashot / ASP)

Apesar da vaga antecipada para a elite, Silvana manterá sua programação e irá disputar a pena sul-americana da ASP. A primeira etapa será na Praia da Joaquina, em Florianópolis, de 18 a 23 de outubro. Na semana seguinte, de 27 de outubro a 2 de novembro, a sede será Itacaré, no litoral sul da Bahia. A competição termina em  Punta de Lobos, em Pichilemu, no Chile. Esta etapa vai de 13 a 16 de novembro. 
-  Eu adoro competir e sempre me sinto confiante em casa. Como já garanti minha vaga será melhor ainda, pois estarei bem mais relaxada, sem pressão por resultados. Vai ser como um período de férias para mim agora e eu estou feliz em saber que no ano que vem estarei de novo lá no WCT representando o Brasil entre as melhores do mundo e principalmente voltando a disputar o título mundial.
Silvana Lima etapa surfe Classic Galicia Pro na Espanha (Foto: Lodin Aquashot / ASP)Brasileira brilha na última onda da bateria e supera jovem rival australiana por décimos (Foto: Lodin Aquashot / ASP)

Pontuação das semifinais e finais na Galícia
Final
Silvana Lima (BRA) 12,43 x 12,24 Bronte Macaulay (AUS)
Semifinais 
1.a: Bronte Macaulay (AUS) 14,10 x 7,84 Pauline Ado (FRA) 
2.a: Silvana Lima (BRA) 10,80 x 5,86 Laura Enever (AUS) 
Pontuação das primeiras colocadas do ranking na temporada
1.a: Silvana Lima (BRA) - 12.200 pontos 
2.a: Sage Erickson (EUA) - 9.870 
3.a: Laura Enever (AUS) - 9.280 e top-10 do WCT 
4.a: Nikki Van Dijk (AUS) - 9.100 
5.a: Coco Ho (HAV) - 8.700 
6.a: Tatiana Weston-Webb (HAV) - 8.370 
7.a: Alessa Quizon (HAV) - 7.490
 - Atualizado em 

Balotelli fica fora de primeira convocação de Conte para Itália

Novo treinador da Squadra Azzurra divulgou primeiro lista de jogadores, tendo em vista os amistosos contra Holanda e Noruega, nos próximos dias 4 e 10 de setembro

Por Roma, Itália
 Antonio Conte, técnico da Seleção da Itália, assiste ao jogo entre Roma vs Fiorentina (Foto: EFE)Antonio Conte, técnico da Seleção da Itália, assiste ao jogo entre Roma vs Fiorentina (Foto: EFE)
A era Antonio Conte a frente da Itália se iniciou sem o grande símbolo da geração que disputou a Copa do Mundo no Brasil: Mario Balotelli. O jogador do Liverpool foi a grande ausência na lista do ex-treinador doJuventusPirlo e Giuseppe Rossi também ficaram de fora, mas por motivos de lesão. Conte, que ontem foi visto na vitória do Roma sobre a Fiorentina por 2 a 0, pela primeira rodada do Italiano, trouxe de volta a equipe de seu país o atacante Stephan El Shaarawy, do Milan, além de Pablo Osvaldo, do Inter, ambos deixados de fora do Mundial pelo antecessor Cesare Prandelli.

Confira a lista completa da Itália para o amistoso contra a Holanda, e o jogo das eliminatórias da Euro 2016 contra a Noruega:

Goleiros: Buffon (Juventus), Padelli (Torino), Perin (Genoa), Sirigu (Paris Saint Germain);

Defensores: Astori (Roma), Bonucci (Juventus), Chiellini (Juventus), Paletta (Parma), Ranocchia (Inter);

Meio-campistas: Candreva (Lazio), Darmian (Torino), De Rossi (Roma), De Sciglio (Milan), Florenzi (Roma), Giaccherini (Sunderland), Maggio (Napoli), Marchisio (Juventus), Parolo (Lazio), Pasqual (Fiorentina), Poli (Milan), Verratti (Paris Saint-Germain);

Atacantes: Destro (Roma), El Shaarawy (Milan), Giovinco (Juventus), Immobile (Borussia Dortmund), Osvaldo (Inter), Zaza (Sassuolo).
Balotelli Liverpool treino (Foto: Reprodução / Instagram)Balotelli terá de correr atrás da vaga na Azzurra (Foto: Reprodução / Instagram)
 - Atualizado em 

Douglas vai a museu do Barça e se empolga: "Quero ser parte da história"

Lateral tem dia de turista e faz visita guiada para conhecer passado do clube

Por Barcelona, Espanha
Apresentado como jogador do Barcelona na última sexta-feira, o lateral Douglas já vem tentando se adaptar à filosofia que envolve o time catalão. Para conhecer o passado do clube, o brasileiro teve um dia de turista no último sábado e fez uma visita guiada ao museu do Barça, vendo de perto os troféus conquistados pela equipe e outros itens que contam a história blaugrana. Empolgado, o ex-são-paulino mostrou seus planos.
- Gostei de todo o museu, as conquistas, os troféus. Estou muito contente de pertencer a este clube e de como me receberam. Gosto muito da história do Barça e quero ser parte dela - disse o jogador ao site oficial do Barcelona.
Douglas visita o museu do Barcelona (Foto: Divulgação)Douglas visita o museu do Barcelona (Foto: Divulgação)

No museu, Douglas pôde ver camisas usadas por ídolos do clube e também as chuteiras que Belletti, ex-dono da lateral direita do clube, usou para marcar o histórico gol na final da Liga dos Campeões de 2005/06, contra o Arsenal. Ao encontrar as quatro Bolas de Ouro conquistadas por Lionel Messi até ano passado, o brasileiro se sentiu inspirado.
- Vendo tudo o que ganhou Messi e os companheiros, fico ainda mais feliz de fazer parte deste grupo e poder ajudar - completou.
Enquanto Douglas se prepara para fazer sua estreia, o Barcelona enfrenta neste domingo o Villarreal, no El Madrigal, às 14h (de Brasília). O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real.