Federal assina protocolo de intenções que prevê intercâmbio e treinamento de chineses no Campus antes dos Jogos do Rio
Por Nathani Paiva - Repórter
Atualizada às 20h28
Após um ano de negociação foi batido o martelo, e o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Henrique Duque, e o vice-presidente da Federação de Atletismo da China, Feng Shuyoung, assinaram ontem o protocolo de intenções que autoriza o uso, pela delegação chinesa, do Campus da instituição como centro de treinamento para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Segundo o documento, a equipe - com cerca de cem pessoas entre atletas, comissão técnica e representantes - permanecerão de três a quatro semanas no Campus antes do início da Olimpíada. O acordo prevê que a UFJF providencie para os visitantes instalações e equipamentos necessários. Segundo Duque, não houve negociações de valores entre as duas instituições.
"Não será um espaço alugado. O protocolo diz que iremos planejar juntos atividades acadêmicas como palestras, cursos e workshops - que serão ministrados pelos chineses - além de realizar um intercâmbio científico para professores e estudantes da universidade. Por isso, posso dizer com toda a certeza que estamos ganhando muito em receber, na nossa casa, uma equipe internacional." Para atender às necessidades técnicas da delegação chinesa serão feitas obras de melhorias do Centro Olímpico da Faculdade de Educação Física (Faefid) da UFJF. " Vamos melhorar as instalações da pista de atletismo, reformar a sala de musculação e concluir as obras do novo ginásio poliesportivo. Mesmo se não tivéssemos sido escolhidos, essas reformas já estavam em nossos planos", enfatizou Duque.
Boa recepção
A boa recepção dos juiz-foranos foi um dos fatores determinantes para a escolha dos chineses para a utilização do Campus como centro de treinos antes das Olimpíadas. "A proximidade com o Rio de Janeiro e o bom clima da cidade nos motivou muito", explicou o vice-presidente da Federação de Atletismo da China, Feng Shuyoung, acrescentando que o objetivo da equipe durante a estadia em Juiz de Fora é reduzir o estresse pré-competitivo dos atletas. "Aqui é um local tranquilo e com qualidade. A estrutura que nos foi apresentada é mais que suficiente para que a equipe faça o seu treinamento."
Outros visitantes
Segundo o diretor da Faculdade de Educação Física, Maurício Bara, o Complexo Esportivo da UFJF poderá receber outros atletas. Serão abertas negociações com duas ou três delegações de esporte de quadra, além de outra federação de atletismo. "Conversamos com os chineses sobre isso, e eles não se opuseram. Estamos fechando uma nova visita da Federação de Atletismo do Canadá para o final do mês de agosto", informou. Em abril deste ano, um representante da delegação canadense esteve em Juiz de Fora e fez um balanço positivo da estrutura da Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário