terça-feira, 15 de outubro de 2013


DEU A LOUCA NO MUNDO

Criança muda de sexo

12/10/13 00:30
atualizado em 12/10/2013 03:27

Menino de 6 anos vira menina na Argentina e já tem nova certidão de nascimento
Luana, argentina de 6 anos que nasceu Miguel, recebeu, na última quarta-feira, nova certidão de nascimento com uma identificação na mudança de sexo. Com isso, o menino que virou menina se tornou a primeira pessoa a conseguir essa autorização sem recorrer à Justiça.
Segundo o jornal El Comercio, a mãe da criança, Gabriela, recebeu o documento do chefe de gabinete do governo de Buenos Aires, Alberto Perez. Ativistas de direitos humanos acompanharam a entrega. A espera durou dois anos.
A mãe revelou à imprensa da Argentina que agora o novo nome de seufilho é Luana, ao invés de Miguel. Ela agradeceu a todos que, em suas palavras, "confiaram na identidade da filha" e "respeitaram os seus direitos"
Gabriela contou ainda que a filha não foi receber o documento, pois estava "ansiosa, animada e feliz" e que pediu para comemorar junto com a família, "com bolo e presentes".
Antes de receber a decisão oficial, Gabriela precisou levar a filha a médicos e a psicólogos. Apesar disso, os pais ainda receberam alguns ‘nãos'. Por isso, a mãe resolveu escrever uma carta para a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e para o governador de Buenos Aires, Daniel Scioli, pedindo ajuda.
No final de setembro, a Secretaria Nacional da Infância, Adolescência e Família da Argentina (Senaf) emitiu uma resolução para que o Registro de Pessoas revisasse sua decisão de não permitir que um menino de 6 anos mudasse de sexo. A criança nasceu menino, mas a mãe garantiu que ela se sente uma menina e queria um Documento Nacional de Identidade (DNI) com o nome de mulher e o gênero feminino.
"Todos pensam que isso só acontece com adultos, mas todo transexual já foi criança", disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário