segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O CSeries, com 110 a 130 lugares, é a aposta da Bombardier para entrar no segmento ultra-competitivo de aeronaves maiores, tradicionalmente dominado pela Airbus e Boeing. Fabricantes de aviões na China, Rússia e no Brasil também estão de olho em um pedaço do mercado para aeronaves de corredor único com 100 a 200 lugares, que é avaliado em mais de US$ 2 trilhões nos próximos 20 anos.
Apesar da demanda crescente por novas frotas de aeronaves com consumo mais econômico de combustível, as vendas do CSeries estão em 177 unidades ante vendas combinadas de cerca de 3.800 aviões das últimas versões do Airbus A320 e do Boeing 737. Outro concorrente é o brasileiro Embraer E-195. A Bombardier não conseguiu anunciar nenhuma venda do CSeries durante a Paris Airshow neste ano. Algumas empresas esperam o primeiro voo da aeronave para ver se as promessas de tecnologia e eficiência serão confirmadas.
Investidores do setor aeroespacial dizem que meses de voo intensivo testarão as alegações da Bombardier de maior eficiência em combustível, baixos custos operacionais e nível baixo de ruído para o CSeries, que é fabricado com material compósito leve. O voo desta segunda-feira também é importante teste para o motor PurePower PW1500G desenvolvido pela Pratt & Whitney, da United Technologies.
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