martphone »Apple anuncia venda de 9 milhões de iPhones em três dias
AFP - Agence France-Presse
Publicação: 24/09/2013 08:32 Atualização: 24/09/2013 08:37
As cifras da Apple desafiam as previsões dos críticos que diziam que a empresa estava perdendo espaço no mercado de smartphones e em inovação. Foto: Robyn Beck/AFP Photo |
"Este é o melhor lançamento do iPhone até agora, novo recorde de vendas em um fim de semana", afirmou o diretor executivo da Apple, Tim Cook, em um comunicado.
"A demanda pelos novos iPhones tem sido incrível", destacou.
As cifras da Apple desafiam as previsões dos críticos que diziam que a empresa estava perdendo espaço no mercado de smartphones e em inovação.
"A Apple é quem ri por último", disse em seu twitter Roger Kay, analista da Endpoint Technologies Associates, una empresa de pesquisa de mercado.
A Apple destacou que a demanda superou a oferta de novos aparelhos e que alguns clientes terão que esperar os novos iPhones.
O iPhone nos resultados da Apple
A Apple iniciou na sexta-feira a venda do iPhone 5S, a versão mais cara, e do iPhone 5C, a versão mais barata, o que gerou filas em várias cidades do mundo, de Sydney a Tóquio, de Paris a Nova York.
Os novos aparelhos já estão à venda nos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Porto Rico e Cingapura.
A Apple anunciou ainda que mais de 200 milhões de seus smartphones e tablets usam agora o sistema operacional iOS 7, a nova versão do software.
Em um documento publicado no site do SEC, organismo que supervisiona a bolsa norte-americana, a Apple calcula agora um volume de negócios "próximo do limite superior da faixa de 34 a 37 bilhões de dólares" que havia previsto inicialmente. O lucro líquido do grupo, calculado entre 36% e 37%, também deve se aproximar do teto.
O analista de telecom, Jeff Kagan, disse que as vendas são "estelares", mas a Apple poderia, em sua opinião, ter elevado os números ao não permitir que os iPhones 5S fossem ordenados previamente a seu lançamento pelos clientes.
Preocupado com a possibilidade de que o primeiro fim de semana de vendas fosse tranquilo, a empresa tomou "algumas medidas para fortalecer os números", disse Kagan por e-mail.
"Tradicionalmente os usuários podiam pré-ordenar os aparelhos, mas este ano não. Este ano todo aquele que quisesse um novo iPhone, teve que fazer fila. Isso reforçou as filas e fortaleceu o fim de semana de lançamento do ponto de vista das relações públicas. Isso desiludiu os usuários, mas ajudou a alcançar grandes números", explicou.
Críticas antes do lançamento
A Apple teve que enfrentar várias críticas por não reduzir o preço do iPhone 5C tanto como alguns esperavam para que pudesse apelar, sobretudo, aos mercados emergentes. O preço mais baixo que o iPhone foi vendido foi 99 dólares nos Estados Unidos com um contrato subsidiado, mas sem contrato, o preço mais baixo foi de 549 dólares em outros países.
Brian White, da corretora Cantor Fitzgerald, disse que as vendas da Apple "mostram a forte demanda que existe pelo novo iPhone 5C". "Em nossa opinião, (o aparelho) recebeu críticas injustas sem merecer durante o lançamento", acrescentou.
Um estudo da empresa de pesquisas Localytics disse que o iPhone 5S, mais caro, estava superando o iPhone 5C no mercado norte-americano por uma margem de mais de três para um em vendas, e de cinco para um no Japão.
"Isso faz sentido, para quem sente necessidade de comprar um novo aparelho no mesmo fim de semana que sai a venda, são os usuários que certamente querem a mais alta experiência de telefones celulares", disse Bernd Leger, analista da Localytics.
"Ainda não é claro se os países mais pobres estão comprando mais 5C em comparação aos 5S, mas vai ser uma boa ideia se manter atento a esses dados nos próximos dias para ver se há algum padrão que esteja emergindo" disse Leger.
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