quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Tempo real25/09/2013 | 10h23Atualizada em 25/09/2013 | 18h30

AO VIVO: prefeitura decreta situação de emergência em São Francisco do Sul

Mais de cem pessoas tiveram problemas respiratórios e a prefeitura distribui máscaras

AO VIVO: prefeitura decreta situação de emergência em São Francisco do Sul GRAER/Divulgação
Moradores que vivem em áreas próximas ao incêndio deixaram suas casas ainda na madrugadaFoto: GRAER / Divulgação
A prefeitura de São Francisco do Sul decretou situação de emergência nesta quarta-feira por conta do incêndio que atinge a cidade desde a noite de terça-feira. O documento vai ajudar na liberação para compra de materiais e disponibilidade das equipes que atuam no local, como Exército e Marinha, sem a necessidade de passar por trâmites burocráticos.
 
Acompanhe a cobertura AO VIVO:
Autoridades divergem sobre caráter da fumaça provocada pelo incêndio em São Francisco do Sul: Defesa Civil e o Centro Toxicológico de Santa Catarina afirmam que a fumaça não é tóxica. Por outro lado, o professor e coordenador do curso de Química da Universidade Federal de Santa Catarina, Santiago Yunes, diz que a fumaça é, sim, tóxica. A prefeitura distribui máscaras de carbono ativado para a população.

— Não é um gás tóxico, é oxidante. De qualquer forma, as pessoas têm que evitar inalar essa fumaça, pois ela provoca irritação —, alertou o secretário da Defesa Civil de SC, Milton Hobus. 

O secretário salienta que a mudança do vento pode levar a fumaça para outra direção, por isso, a importância de deixar as áreas próximas ao local da explosão. Se inalada, a fumaça provoca coceira, irritação na garganta e náusea.

Para o professor da UFSC, é preciso ficar atento aos sintomas, que podem aparecer muito depois do contato com a fumaça. 

— A inalação da fumaça exige observação médica prolongada, pois pode ocorrer edema pulmonar tardiamente, mesmo após o desaparecimento dos sintomas irritativos.

As máscaras são distribuídas nos abrigos, hospital da cidade e na sede da prefeitura.


 Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação

Incêndio começou na noite de terça-feira
Uma carga de fertilizante explodiu próximo ao acesso ao Porto de São Francisco do Sul por volta das 23h desta terça-feira. A situação é considerada grave já que o produto contém nitrato de amônio, diofosfato de amônia e cloreto de potássio, considerados tóxicos. Há registro de pessoas intoxicadas no hospital da cidade e os casos mais graves estão sendo levados para hospitais de Joinville. 

 Vídeo: moradores abandonam casas em razão do incêndio
 Confira fotos do incêndio em São Francisco do Sul
 Mapa: confira a região atingida pelo fogo no Norte do Estado

 
Foto: Charles Guerra / Agência RBS

De acordo com o Bombeiros Voluntários os bairros Paulas, onde fica o terminal, Reta, Peroba, Sandra Regina, no Forte foram afetados. Muitas pessoas deixaram suas casas ainda na madrugada. Cerca de 80 moradores, entre eles cerca de 40 idosos, do bairro Paulas foram levados pelos bombeiros para o Colégio Estadual Santa Catarina, que fica no Centro da cidade. O vento faz a fumaça avançar para o mar.

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Antônio Edival Pereira, a fumaça causa irritação na garganta, náuseas e em casos mais graves, insuficiência respiratória. Por isso a orientação é para que os moradores procurem locais arejados.

— Pedimos que as pessoas que sentirem alguma ardência nas vias aéreas que procurem lugares arejados — orienta a bombeira voluntária de São Francisco do Sul, Meri Costa.

Veja fotos do incêndio em São Francisco do Sul:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Explosão 25/09/2013 | 10h12
A maioria dos casos que deram entrada no hospital são de pessoas com problemas respiratórios por terem inalado a fumaça da explosão
Explosão 25/09/2013 | 09h57
Ele, a esposa e a mãe optaram em não deixar a região da explosão em São Francisco do Sul
Incêndio no Norte de SC 25/09/2013 | 09h52
Durante a tarde o vento pode mudar e levar a fumaça sentido à Baía da Babitonga
Litoral Norte  25/09/2013 | 07h27
Carga de fertilizantes explodiu e os bombeiros trabalham para evacuar as áreas das praias

Nenhum comentário:

Postar um comentário