EUA »Hollywood comemora queda de leis que baniam união gay
Publicação: 26/06/2013 19:53 Atualização:
Atores de Hollywood são antigos defensores dos direitos de casais homossexuais. O ativismo chega a tal ponto que algumas estrelas como Angelina Jolie e Brad Pitt se negam a oficialmente trocar as alianças até que o direito fosse estendido a casais homossexuais de todos os Estados Unidos. Com a decisão da Suprema Corte desta quarta-feira - que considerou inconstitucional a Lei de Defesa do Casamento - muitas celebridades comemoraram, e houve até declarações de amor.
"@daxshepard1, você se casaria comigo?" - escreveu no Twitter a atriz Kristen Bell a seu noivo Dax Shepard. Anteriormente, o casal anunciou que só oficializaria a união depois homossexuais pudessem fazer o mesmo.
O galãs Ben Affleck e Leonardo DiCaprio não deixaram de elogiar a decisão da Suprema Corte, ganhando dezenas mensagens de apoio de ativistas.
"Grande notícia vinda da Suprema Corte. Adeus #Doma e #Prop8. Olá, igualdade", disse Affleck no microblog, referindo-se às duas legislações que caíram com o parecer do tribunal.
"Dia histórico. Bom trabalho, #SCOTUS", elogiou Dicaprio também no Twitter, em alusão à sigla para a Suprema Corte dos Estados Unidos em inglês.
Celebridades já conhecidas pela luta pelo casamento gay reforçaram a alegria com a decisão. A apresentadora e atriz Ellen DeGeneres e o ator George Takei são homossexuais e casados no estado da Califórnia. Eles tinham suas respectivas uniões ameaçadas pelas leis que descreviam como casamento uma relação entre um homem e uma mulher.
"Esse é um dia supremo e maravilhoso para a igualdade. A proposição 8 acabou, e também a Doma. Parabéns a todos. E eu digo a todos", comemorou Ellen no Twitter.
"Hoje meu coração se eleva, e minha fé na promessa de nossa grande nação está renovada. Agora, se há alguma coisa que nós gays sabemos fazer muito bem é celebrar! Vamos desfrutar a alegria desse dia com orgulho", afirmou Takei em sua página no Facebook com milhares de seguidores.
As cantoras Alicia Keys e Cyndi Lauper também compartilharam o apoio ao casamento gay. Lauper é criadora do True Colors Fund, um grupo de ajuda para gays e lésbicas moradores de rua.
"Hoje, nós celebramos. Amanhã, nós continuamos a trabalhar pela total igualidade e trazer a liberdade de casamento para homossexuais em todos os 37 estados remanescentes", disse Lauper em um comunicado.
"Eu estou do lado da história. Eu estou do lado do @HRC pela igualdade no casamento #SCOTUS #time4marriage", defendeu Alicia, que incluiu um link com a campanha do grupo Human Rights sobre a questão em seu post no Twitter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário