Com o fim da Jornada, Comlurb recolhe o lixo deixado para trás em Copacabana
RIO - Após dois dias de intensos eventos, a Praia de Copacabana começou a ser desocupada pelos peregrinos logo após a Missa de Envio celebrada pelo Papa Francisco na manhã deste domingo. Os participantes da Jornada Mundial da Juventude deixaram para trás uma grande quantidade de lixo — o balanço final será divulgado pela Prefeitura nesta segunda —, e a Comlurb preparou um esquema especial para dar conta da coleta no fim de semana. O trabalho dos garis foi intensificado na tarde deste domingo: 3200 profissionais, trabalhando em três turnos, ficaram responsáveis pela limpeza das areias de Copacabana durante todo o fim de semana.
Na areia, os resíduos deixavam clara a diferença deste evento para o réveillon, por exemplo, outra grande festa que arrasta milhões para o bairro: no lugar de incontáveis latas de cerveja, os peregrinos deixaram caixinhas de suco e uma grande quantidade de caixas de papelão, que muita gente usou para dormir durante a vigília. Um ou outro travesseiro e colchonete também ficaram para trás.
Um grupo de peregrinos de São Paulo contou que, na entrega do kit recebido pelos participantes, era possível adquirir sacos pretos de lixo. Pode-se notar, pela quantidade de sacolas iguais, que muitos grupos utilizaram o expediente. A organização da JMJ também tentou contribuir para uma coleta mais consciente e espalhou 12 postos de coleta seletiva pela praia. Os trechos de areia que ficavam próximos a estes postos estavam mais limpos do que o resto.
Enquanto a Comlurb limpava, os ambulantes tentavam aproveitar os últimos momentos da jornada para incrementar suas vendas com os peregrinos que ainda restavam. Os produtos iam de biquínis a chapéus e cangas, passando por imagens do Cristo Redentor que acendiam luzes, canecas "abençoadas pelo Papa Francisco" e fotos do Pontífice.
Nenhum comentário:
Postar um comentário