Conheça o regime do apartheid e a luta de Mandela pela igualdade racial20 fotos
19 / 20
Após passar mais de 26 anos na prisão, Nelson Mandela ganhou a liberdade em 1990. Mandela foi um dos líderes da luta pela igualdade racial na África do Sul. Três anos depois Mandela foi eleito presidente nas primeiras eleições livres realizadas no país. Na imagem, Mandela e sua esposa na época, Winie Madikizela, comemoram a liberdade. A foto foi tirada no dia 11 de fevereiro de 1990 AFP
A presidência sul-africana informou neste domingo (28) que o estado de saúde de Nelson Mandela continua sendo crítico, embora melhore lentamente, negando-se a comentar as informações segundo as quais o líder da luta contra o apartheid teria sido operado.
O HERÓI AFRICANO
Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra a violência racial na África do Sul, Nelson Mandela - ou Madiba, como é chamado na sua terra natal - passou 27 anos preso e se tornou o primeiro presidente negro daquele país.
Clique na imagem para saber mais
O ex-presidente da África do Sul foi submetido "a um procedimento cirúrgico para desbloquear um tubo de diálise" na sexta-feira pouco antes de completar sua sétima semana internado em um hospital de Pretória, segundo a rede de televisão americana CBS.
Foi uma operação de pequeno porte, informou o canal. No entanto, Mac Maharaj, porta-voz da presidência sul-africana, não confirmou a operação.
O primeiro presidente negro da África do Sul, de 95 anos, "está crítico, estável, mas há alguma melhora", disse à AFP.
Segundo dados anteriores, o prêmio Nobel da Paz respira com ajuda de aparelhos e foi submetido à diálise poucas semanas depois de ser hospitalizado por uma infecção pulmonar no dia 8 de junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário