segunda-feira, 9 de setembro de 2013

F1

RUMOR SOBRE KIMI NA FERRARI GANHA FORÇA E ANÚNCIO PODE ESTAR PRÓXIMO

Veículos alemães afirmam que contrato já teria até sido fechado, enquanto outras publicações defendem que assunto será finalizado ainda nesta semana

09/09/2013
Kimi Raikkonen (Foto: Andrew Ferraro/Lotus F1 Team)Kimi Raikkonen (Foto: Andrew Ferraro/Lotus F1 Team)
Se as conversas com a Red Bull esfriaram, e culminaram na previsível contratação de Daniel Ricciardo para a substituição de Mark Webber em 2014, parece que as negociações com a Ferrari estão mais quentes do que nunca para Kimi Raikkonen.
Logo após o término do GP da Itália, realizado no último domingo, em Monza, alguns veículos de comunicação alemães, como a revista “Auto Motor und Sport”, o tabloide “Bild” e o canal de televisão “RTL”, noticiaram que o finlandês já teria assinado com a escuderia de Maranello na última quarta-feira, e que o anúncio estaria marcado para esta semana, logo depois de a equipe avisar o brasileiro Felipe Massa de sua decisão.
Outra revista do país, a “Der Spiegel”, chegou a detalhar como teria sido consolidado o acordo, explicando que a chegada do campeão de 2007 seria uma forma de o presidente Luca di Montezemolo mostrar a Fernando Alonso, com quem vem vivendo diversos atritos nos últimos meses, que é ele quem manda na casa. O que mais deixou Montezemolo irritado, segundo a “Spiegel”, foi o flerte do espanhol com a Red Bull no fim de semana do GP da Hungria, sendo colocado como mais um candidato a ser companheiro de Sebastian Vettel naquele momento.
Dispensado no fim de 2009 pelo próprio presidente, justamente para dar lugar a Alonso, que, na visão do empresário italiano à época, seria o nome mais indicado para se comprometer ao projeto do time, Raikkonen retornaria recebendo um módico salário de 20 milhões de euros anuais (R$ 60,4 milhões), algo bastante próximo do que é pago ao hispânico.
Apesar do furor da imprensa germânica, publicações de outros países, especialmente da Inglaterra, seguem cautelosas, embora também afirmem que um acordo entre Kimi e Ferrari é algo iminente. Foi o que escreveu o correspondente Andrew Benson, da rede de TV “BBC”. “Uma fonte da alta cúpula da equipe falou, no domingo à noite, que [a contratação do escandinavo] ainda não havia sido confirmada, mas que estaria ‘muito próxima’”, defendeu.
Essa declaração vai na linha do que o próprio Montezemolo afirmara no sábado. Massa, por sua vez,estuda outras opções para 2014, tentando assegurar que não será pego de surpresa pela dispensa, e que terá uma segunda chance de permanecer na categoria e não amargar uma aposentadoria precoce.
Já a revista “Autosport” publicou nesta segunda um discurso do chefe ferrarista, Stefano Domenicali, reiterando que a escolha definitiva ainda não foi feita. “É algo que queremos fazer no momento apropriado, para ter certeza de que tomaremos a decisão certa em prol do time. Isso significa que teremos de colocar todos os elementos sobre a mesa. Vamos anunciar algo assim que finalizarmos [as negociações]. Não será uma decisão fácil”, argumentou.
Fernando Alonso levaria na boa ter Raikkonen como companheiro de equipe? (AP Photo/Eugene Hoshiko)
Fernando Alonso levaria na boa ter Raikkonen como companheiro de equipe? (AP Photo/Eugene Hoshiko)
E quanto a Alonso? É claro que o bicampeão não deseja ter alguém como Raikkonen dividindo consigo a garagem vermelha – tanto que, em Monza, ele afirmou que ‘não veria problemas’ em ter um novo companheiro, mas que apenas a permanência de Massa o ‘deixaria feliz’.
Alguns jornalistas já passaram até a especular que, se Raikkonen vier, o asturiano teria a opção de migrar para a Lotus, recebendo suporte da Renault. Entretanto, há um contrato válido até 2016 com Maranello, e Domenicali acredita que ele será cumprido à risca. “Não há dúvidas de que Fernando é um líder, e de que está movendo montanhas com uma Ferrari. Ele sabe disso muito bem. Continuamos focados no objetivo de vencer juntos”, frisou

Nenhum comentário:

Postar um comentário