Diario brilha no Prêmio BNBJornal conquistou a categoria nacional de impresso e a categoria regional de internet
Publicação: 20/07/2013 17:00 Atualização: 20/07/2013 03:59
| Silvia Bessa recebe o diploma da premiação pelo caderno especial #Nordeste Em Rede. Foto: BNB/Divulgação |
Concorreram nesta edição 150 profissionais e estudantes universitários, representantes de diferentes mídias, de 60 veículos nacionais e regionais dos nove estados do Nordeste, do norte de Minas Gerais e do norte do Espírito Santo. “Os trabalhos contribuem para a missão desenvolvimentista do Banco do Nordeste e disseminam informações relevantes para a região”, avaliou o diretor de Estratégia, Administração e de TI do BNB, Nelson Antônio de Souza.
O especial #Nordeste Em Rede foi publicado no Diario em 11 de março de 2012 em um caderno dominical de dezesseis páginas coloridas. A repórter Silvia Bessa viajou 11 mil quilômetros pelos nove estados da região para mostrar a corrida pela inclusão digital e os impactos sociais e culturais gerados a partir do contato com as novas tecnologias. “Essa reportagem derruba o mito do isolamento. Nós, da zona urbana, subestimamos os brasileiros de interior e da zona rural quando se fala de avanços tecnológicos”, diz Silvia. “Para mim, foi uma grata surpresa constatar que a inclusão digital tem modificado o cotidiano das famílias, das escolas e mudado relações interpessoais. Acho que a revelação dessas transformações por meio de histórias é o grande diferencial da reportagem”, afirmou Silvia. O #Nordeste Em Rede teve edição de Vandeck Santiago, fotos de Teresa Maia, design de Jaíne Cintra e ilustrações de Jarbas Domingos.
| Ed Wanderley é autor do especial Sertão Doce e ganhou a categoria web. Foto: BNB/Divulgação |
O especial online Sertão Doce mostra o crescimento da apicultura no estado de Pernambuco e como cidadãos do Sertão vêm utilizando-a no enfrentamento da seca que abate o semiárido. “Famílias inteiras têm se transformado graças à criatividade do sertanejo para descobrir novas culturas. A nossa reportagem revela que o homem do campo está trocando a criação do boi pelas abelhas”, relatou o autor do trabalho, o repórter Ed Wanderley. “Hoje o mel representa a esperança”, resumiu. O Sertão Doce é apresentado por meio de textos, fotos, vídeos e gráficos. A reportagem, de Ed Wanderley, foi editada por Lydia Barros. Conta com fotografias de Teresa Maia e do próprio Ed e design de Bosco. Pode ser acessado no endereço eletrônico http://hotsites.diariodepernambuco.com.br/economia/2012/sertaodoce/.
Além dos trabalhos do Diario de Pernambuco, entre os vencedores do Prêmio BNB de Jornalismo destacou-se uma reportagem do Estado de Minas, jornal também vinculado aos Diarios Associados, que tinha como título O Brasil de Gonzaga. Escrita por Paulo Henrique Lobato, Luis Ribeiro e Marta Vieira, a matéria sobre Luiz Gonzaga ganhou a categoria extrarregional mídia impressa. Já na categoria Regional 1, na qual Pernambuco se inclui, quem ganhou a categoria impresso foi o jornal O Povo, do Ceará.
Qualidade do jornal é destacada
O jornalismo praticado pelo Diario de Pernambuco foi em mais de uma ocasião destacado no evento de entrega das premiações do BNB de jornalismo. O texto lido pelo cerimonialista deu ênfase à qualidade dos trabalhos do jornal e à presença exitosa nas edições anteriores.
Circulando entre os finalistas, o repórter da TV Correio (PB) e professor Wendell Rodrigues, hoje um dos mais premiados daquele estado, fazia questão de comentar o quanto foi influenciado pelos cadernos especiais publicados no Diario entre 2004 e 2006. Para Wendell, que levou dois prêmios de televisão (nacional e local, com trabalhos diferentes e que tem conquistado vitórias em outros concursos jornalísticos), os especiais vistos no jornal a partir desse período iniciaram “um movimento único no jornalismo” e descentralizaram conquistas antes restritas ao eixo Rio-São Paulo.
No Diario, o modelo de reportagens especiais vem passando por evoluções. Começou com a publicação sistemática de cadernos, foi estendido para publicação de séries e depois para especiais multimídias. Desde 2004, essa produção fez com que o Diario passasse a conquistar prêmios locais, regionais, nacionais e até internacionais. Assim, foi quebrada uma tradição no meio jornalístico, na qual veículos regionais não concorriam regularmente em categorias nacionais.
“Cada prêmio conquistado é um reconhecimento ao nosso investimento em jornalismo de qualidade, que visa primeiramente o leitor”, disse a diretora de redação, Vera Ogando. “Não fazemos reportagens para ganhar prêmios, mas ficamos muito felizes em conquistá-los”, acrescentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário