segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Despedida »Artistas lamentam o falecimento de Gilvan SamicoPara Abelardo da Hora, Samico era atualmente o maior gravador brasileiro

Publicação: 25/11/2013 15:40 Atualização: 25/11/2013 16:58

Foto: Lais Telles/Esp. DP/D.A Press/Arquivo
Foto: Lais Telles/Esp. DP/D.A Press/Arquivo


Personalidades lamentam o falecimento do artista plástico Gilvan Samico. Para Abelardo da Hora, Samico era atualmente o maior gravador brasileiro. O xilogravurista J. Borges lamentou a perda de "uma grande figura da arte popular". 

Gilvan Samico faleceu nesta segunda-feira (25), aos 85 anos de idade. Ele lutava contra um câncer e, nos últimos anos, foi internado várias vezes no Recife e em São Paulo para passar por tratamento. O velório está sendo realizado no cemitério Morada da Paz e a cremação foi marcada para as 21h.

Saiba mais:


Morre o artista plástico pernambucano Gilvan Samico.


Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press/Arquivo
Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press/Arquivo
Abelardo da Hora - 


"Conheci Samico quando fiz minha primeira exposição em escultura, em 1948. Na época, eu já tinha a intenção de criar cursos de iniciação em artes e, quando esse desejo se concretizou, Samico foi um dos meus primeiros alunos. Alguns anos depois, em 1952, fundamos o Ateliê Coletivo e nele experimentávamos de tudo: desenho, pintura, escultura e gravura. Samico fez as primeiras gravuras nessa época e também foi através de alunos desse curso que conheceu a esposa, Célida. Ele era, para mim, o maior gravador brasileiro da atualidade". 

Foto: Inês Campelo/DP/A.A Press/Arquivo
Foto: Inês Campelo/DP/A.A Press/Arquivo
J. Borges - 


"Eu e Samico éramos amigos e o considero um dos grandes gravadores de Pernambuco. Quando éramos mais novos, nos encontrávamos em Olinda e tínhamos uma boa relação. Conversávamos sobre gravura, sobre nossas inspirações para criar. Deixei de vê-lo com frequência após concentrar minha produção em Bezerros, no Agreste. A partir daí, não o via tanto quanto antes. Lamento muito o que aconteceu, pois perdemos uma grande figura da arte popular".

Nenhum comentário:

Postar um comentário