sábado, 7 de junho de 2014

Copa 2014: diretor de arbitragem da Fifa lembra que tecnologia só auxilia em um tipo de situação e adverte que ‘o jogo tem 90 minutos’

O veterano Oscar Ruiz passa instruções aos árbitros que vão atuar na Copa do Mundo 2014
O veterano Oscar Ruiz passa instruções aos árbitros que vão atuar na Copa do Mundo 2014 Foto: ANTONIO SCORZA / Antonio Scorza
Rafael Oliveira
Tamanho do textoA A A
A badalada GoalControl, tecnologia que avisará aos árbitros toda vez que a bola atravessar a linha do gol, passa longe de ser a maior preocupação do diretor de arbitragem da Fifa Massimo Buzacca, da Suíça. No raciocínio do responsável pela atuação dos trios durante o torneio, o recurso será necessário, no máximo, em um ou dois lances de toda a Copa, o que representa muito pouco num universo de 64 jogos.
— A tecnologia é apenas uma ajuda a mais. Vai ser utilizada em um ou dois lances da Copa. Mas o jogo tem 90 minutos e o árbitro precisa estar concentrado para tomar decisões rapidamente. É nisso que estamos trabalhando. O juiz precisa estar no lugar certo e na hora certa — afirmou Buzacca, ontem, durante uma sessão de treinos aberta para a imprensa no CFZ, no Recreio.
Hoje, no Maracanã, será o dia em que os todos os 90 árbitros e bandeirinhas vão utilizar a tecnologia no treino. Mas eles estão no Rio concentrados para a Copa desde domingo passado. Durante a preparação, há muitos exercícios físicos e, principalmente, simulações das mais variadas situações que eles poderão encontrar.
— Não vejo novas tecnologias, vejo o que pode ser mudado. A preparação do ponto de vista tático dos árbitros, por exemplo. Eles precisam entender tudo sobre o jogo. Como as equipes vão jogar: no 4-4-2, no 4-2-3-1, pressão, contra-ataque... — completou Buzacca.
Cada trio de arbitragem, divididos em seis zonas ou federações continentais, terá a oportunidade de atuar em pelo menos uma partida. Eles serão informados com 48 horas de antecedência do jogo para o qual foram escolhidos. Mas eles sempre voltarão para o Rio após os duelos. O bom desempenho e a eliminação de sua seleção pelo caminho vão determinar quem pode realizar o sonho de chegar à final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário