Vanda não correu as eliminatórias da prova, quando o Brasil quebrou o recorde sul-americano e garantiu vaga na decisão, na manhã do domingo. Ela substituiu Rosângela Santos, que havia fechado o revezamento na classificatória.
Já no Brasil, ela não tentou justificar o ocorrido, preferindo citar seu passado. "Eu venho de seis Mundiais e sete finais. Não sou amadora como falaram por aí. E todas minhas conquistas vieram de treino. Não existe conquista sem treino. Gostaria de ter treinado mais", declarou.
A questão dos treinos foi citada após as declarações de Vanda logo após a final terem sido lembradas. Ela afirmou que ficou "40 dias comendo e dormindo mal" na Europa. As acusações fizeram a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgar uma nota oficial desmentindo as acusações da atleta (veja o comunicado abaixo) e também punir Vanda.
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o treinador-chefe da delegação do Brasil na Rússia, Ricardo D'Angelo, afirmou que a corredora será punida com afastamento de três meses a um ano. "O que ela fez foi muito grave. A comissão técnica entendeu as declarações dela como um ato de indisciplina, que não condizem com a verdade", afirmou.
Franciela também falou ao chegar ao Brasil. Ela evitou atritos com a companheira: "Entramos para fazer uma boa prova mas aconteceu um erro que nunca cometemos antes. Tem que pensar daqui para frente. E treinar mais para que não aconteçam esses erros", opinou.
A opção por Vanda na final foi feita no planejamento para a prova. Antes do Mundial, já havia sido definido que ela correria a decisão e que Rosângela participaria das eliminatórias. A razão, segundo D'Angelo, foi os tempos praticamente iguais feitos por ambas nos treinos.
Só que a troca ocorreu mesmo após a equipe, com Rosângela, bater o recorde sul-americano do revezamento, ao marcar 42s29. O tempo daria a prata ao Brasil na final - os Estados Unidos, que ficaram com a medalha após a desqualificação da equipe da França, completaram a prova em 42s75. Quando o bastão caiu, o Brasil corria praticamente empatado com a Jamaica, que ficaria com o ouro ao marcar 41s29.
Nenhum comentário:
Postar um comentário