sábado, 31 de agosto de 2013


Inscrições para viagem sem volta a Marte se encerram neste sábado

Mais de 165 mil já se inscreveram para participar do projeto Mars One

Sonda Curiosity, que chegou em Marte há um ano, é um jipe-robô que custou US$ 2,5 bilhões Foto: Reuters
Sonda Curiosity, que chegou em Marte há um ano, é um jipe-robô que custou US$ 2,5 bilhões
Foto: Reuters
As inscrições para disputar uma vaga no projeto Mars One, que levará os primeiros colonizadores humanos a Marte, se encerram neste sábado, dia 31. Os interessados devem ser maiores de 18 anos e precisam pagar uma taxa de registro que varia de acordo com o país de origem. É preciso ainda preencher um formulário, enviar o currículo e um vídeo de apresentação para o site oficial - http://www.mars-one.com/en/.
A seleção dos futuros astronautas será feita em quatro etapas, sendo que a primeira é a confirmação da inscrição com base no material enviado pelo candidato. A próxima fase começa em setembro.
Viagem
A viagem prometida pelo Mars One é para afugentar quem está na dúvida. Estão previstos sete a oito meses de deslocamento em uma estrutura apertada com outros três voluntários. Relações humanas devem ser testadas ao limite nesse ambiente. Também haverá pouca comida e nada de banho, apenas lenços umedecidos.
Tais adversidades não serão reduzidas na aguardada chegada. A temperatura média da superfície em Marte é de -65°C. Há frequentes tempestades de poeira e uma atmosfera formada em 95% por dióxido de carbono e com apenas 0,2% de oxigênio. "Marte não é fácil. Pouca atmosfera e muito frio. Como gerar calor para as pessoas e para, por exemplo, as estufas de produção de alimentos? Esses desafios podem ser vencidos, mas dificilmente por grupos isolados de pessoas voluntariosas", avalia o doutor em Astrofísica Jorge Ducati, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário